18 de Maio de 2013

Visita a Monção

A CPR da JSD Alto Minho visitou, no passado dia 18 de Maio de 2013, o concelho de Monção. Esta visita pautou-se, em todos os momentos, pela simpatia, hospitalidade e total interesse em discutir o presente político por parte dos companheiros da JSD e do PSD de Monção.

Esta atividade iniciou-se, de manhã, com a visita à Adega Cooperativa de Monção, que celebra o seu 55.º aniversário no presente ano. A CPR/JSD visitou as instalações e constatou, acompanhado da explicação do engenheiro responsável, de todas as transformações da Adega ao longo dos tempos, do alargamento da estrutura da Adega, das inovações tecnológicas, do equipamento utilizado, da preparação técnica e de todos os aspetos que contemplam a conceção do nosso vinho Alvarinho. Para além disso, foi ainda apresentado o fabrico da já famosa aguardente e do espumante de elevada qualidade. Acompanhado da explicação técnico-científica em torno da produção de vinho, a constatação da fórmula de sucesso desta casa e a discussão das perspectivas futuras nesta área foram centrais ao longo de toda a visita, lançando-se o desafio: considerando o potencial na área industrial e na enologia, porque não pensar em atrair investimento da área da investigação e do ensino nestas áreas para Monção? No final da visita, a CPR/JSD de Viana do Castelo ficou ainda muito agradada e congratulou a Adega pelos inúmeros prémios que já ganhou, no âmbito empresarial e da enologia, eque estão expostos no seu museu, como o prémio do IAPMEI da "PME Líder de Excelência".

Esta atividade prosseguiu com o almoço com o candidato do PSD à Câmara Municipal de Monção, Dr. António Barbosa, onde a confraternização e a discussão profícua permitiram conhecer melhor este candidato e os seus verdadeiros propósitos para este concelho do Alto Minho.

No fim do almoço, houve um pequeno passeio pelo centro de Monção, com paragem na Casa do Curro, para dar início à primeira de outras reuniões futuras com os candidatos do PSD a todos os concelhos do distrito de Viana do Castelo. Nesta reunião participou a CPR da JSD de Viana do Castelo, a CPS da JSD de Monção, um candidato jovem a uma junta de freguesia do concelho de Monção e o candidato do PSD, Dr. António Barbosa. Foi uma reunião muito agradável e frutuosa, visto que foram discutidos variados assuntos de carácter político local, regional e nacional, focando sobretudo as políticas de juventude, empregabilidade, empreendedorismo e captação de investimento. A CPR da JSD de Viana acredita que, como ficou bem patente nesta reunião, "a política cada vez mais se faz com menos betão e mais formação"! Não obstante a tudo isto, a JSD quis igualmente reforçar a vontade da presença assídua e responsável dos jovens nas diversas listas à câmara e às juntas de freguesia, presença essa assente na competência, formação e proatividade tão característica da juventude alto-minhota.

Num período tão difícil quanto desafiante, os jovens estão preparados para assumir as responsabilidades e dar a cara pelo partido e pelo povo, pelos anseios e preocupações das suas gentes, e pela construção de um presente próspero e ambicioso.

No final da tarde realizou-se o III Conselho Regional do presente mandato, onde se reafirmou a grande vontade dos jovens na participação activa na sociedade e onde se debateram os vários temas políticos da actualidade.

CPR JSD Alto Minho